O que ouvimos é real?

Muitas vezes me pego pensando sobre o que ouvimos. Será real? Eu pergunto isso porque ouço muita música de diferentes estilos, até porque não há escola melhor para quem quer trabalhar com áudio do que ouvir muita música e de diferentes estilos. 

Para complicar mais esta questão, ninguém ouve da mesma forma. Algumas pessoas possuem a capacidade auditiva mais apurada, capaz de distinguir tonalidades que para outras pessoas provavelmente passarão despercebidas. Então falar sobre realidade no que tange ao que ouvimos é subjetivo e muito ligado ao que cada um percebe ou que busca em uma determinada música.

O que me motivou a escrever este post foi o que um pianista, que estava prestes a se apresentar em um recital de piano clássico, me vendo posicionar os microfones dentro do piano, bem próximo às cordas, me disse: "por que os microfones aí? ninguém põe o ouvido aqui dentro para ouvir o recital..."., De certa forma ele tinha razão, na procura de um registro real do recital, eu deveria colocar dois microfones posicionados no mesmo local onde estariam os ouvidos do público, mas em qual ouvinte especificamente? Complexo não? Complexo porque não é isso que normalmente queremos quando gravamos. Quando gravamos queremos algo a mais, uma percepção mais forte, mais consistente do som, menos poluída pelo ambiente.

Do momento que a música passou a ser gravada em diante, tudo que ouvimos não representa a realidade, pelo menos não aquela que estamos acostumado a perceber quando estamos em um teatro ou sala de recitais. Ao captarmos e colocarmos o resultado final desta gravação para tocar nos nossos aparelhos de reprodução de áudio, seja nosso Mp3 player ou até o mais fidedigno equipamento de reprodução, o que resultado final é no máximo algo próximo da realidade.

Acha que eu peguei pesado? Não falei isso por mal, de jeito algum, Mas o que ouvimos, produto de uma gravação, não condiz com a realidade se ouvíssemos tudo de forma acústica.

E isso é um problema? Claro que não, aliás isso é uma característica do ato de gravar, ou seja, em tese queremos que nossa gravação reproduza a realidade mais ampliada do que ouvimos, pelo menos na música popular. Quando digo ampliada serve tanto para a questão de potencia, timbre, panorama e nuance. Quem não gosta de ouvir o peso do bumbo de um bateria quase que ressoando no nosso peito, fruto de uma forte compressão e uma equalização privilegiando certas regiões do espectro de frequências? Quem não gosta de ouvir a voz da cantora preferida como se estivesse cantando ao lado do ouvido? 

Nada é real no que tange ao material antes e depois que foi gravado, mesmo que não haja nenhuma inserção de efeitos, a qualidade de captação do microfone, o pré-amplificador, o conversor analógico-digital, a matemática da DAW, vão nos fornecer um outro referencial de som, muito próximo, mas pouco provável que seja idêntico. Acredito até que seja aí que resida a discussão entre o analógico versus o digital.

O que ouvimos é real a medida que aceitamos como realidade a soma de todo o processamento entre a fonte original do som produzido e o resultado final que nos chega através dos nossos equipamentos sonoros.

Agora, parafraseando o filme Matrix, o que é real?



Comentários

  1. Caro amigo
    Ref.sua aula nr2 "iniciando os trabalhos" tenho uma dúvida:
    Vc recomendou colocar todos os botões de um canal no "0" inclusive o Gain/Trin.
    Minha mesa não é amplificada, portanto uso um amplificador que possui botões de volume, agudos, médios e graves, todos com numeração de 0 à 10.
    Em qual posição devo deixar os botões?

    ResponderExcluir
  2. Olá Prof. Walter, gostaria de saber se as caixas de monitoração que vc se refere nas aulas são ativas ou passivas?

    ResponderExcluir
  3. Olá prof. Walter
    Gostaria de um favor seu estou querendo compra uma mesa de som
    Amplificada com 12 canais de alta potência com saída para retorno de palco
    Saída da mesa de som Speakon e p10

    Grat. francisco



    ResponderExcluir
  4. Amigo tudo bem ?
    Rapaz estou com um problema nos meus microfones sem fio , eles estão falhando muito depois que desligaram o sinal digital eles ficaram assim isso só acontece na minha igreja , quando liguei aqui na minha casa eles funcionam muito bem.. pode me ajudar ??

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo bom dia comprei duas caixas ativas EON615 dá JBL e uma mesa Mix12FX e gostaria de saber como ligar corretamente.

    ResponderExcluir
  6. Ola professor tudo certo ! Me diz ai como faço para meu dj me ouvir da arena na mesa arcano 12 igual a sua com meu microfone mutado tem como?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde amigo
    Gostaria de uma informação sua!
    Na minha igreja tem um amplificador de saída de 4 ohms, e duas caixas passivas de 8 ohms ligada da seguinte forma... A saída do canal B do amplificador está ligado na entrada da primeira caixa, e a saída da primeira caixa está ligado na entrada da segunda caixa... Ambas as caixas está com o som muito ruim, muito baixo devido está ligado no amplificador de 4 ohms acho eu... Teria como vc me falar a forma mais fácil de ligar estas caixas no amplificador de manera correta , pois a forma que está ligado acho que está errada?

    Desde já, muito obrigado

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, tenho uma rádio web, e conforme assistir um vídeo seu, sobre receber chamadas de WhatsApp e telefone, através do transmissor bluetooth, confesso que comprei o aparelho e não consegui fazer configurações, para ouvir no ar através da mesa de som as ligações dos ouvintes. Fico muito grato se puder me explicar. Abraços do inscrito , Raimundo.

    ResponderExcluir
  9. Walter boa tarde gostaria de uma consultoria sua e possivel? Vc tem algum contato p conversarmos.

    ResponderExcluir
  10. Ola amigos tenho uma web rádio e não consigo ligar os monitores na mesa de audio para ter o controle de volume na prprima.mesa como devo fazer ? Me ajude.. abraços

    ResponderExcluir
  11. Ola tens algum video com mesa analogica..tenho uma scala mais nao estou satisfeito com a qualidade de som..obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário